Portões de garagem (seccionados).
E seus problemas...
Hoje em dia e como já algum tempo atrás as nossas cidades estão com alguns problemas de estacionamento é certo que cada vez mais nos concentramos no mesmo espaço geográfico criando grandes centros urbanos com imenso transito e pouco espaço para o seu estacionamento, tem se procurado algumas soluções e uma delas é o estacionamento próprio. Hoje uma moradia ou num edifício (condomínio) é quase obrigatório a existência de uma garagem para estacionar as nossas viaturas e com a garagem é necessário a existência de um ou mais portões de acesso, seja uma garagem colectiva ou independente.
O portão de garagem também já sofreu algumas alterações desde então, o primeiro e mais tradicional era fabricado em tubo de ferro na sua estrutura e chapeado pelo exterior funcionando quase como uma porta de batente mas com mais folhas ligadas entre si para poder preencher a medida de (vão) passagem do veiculo e depois colocada uma fechadura de caixa simples para o seu fecho e ferrolhos nas suas restantes folhas para bloquear a sua possível abertura sendo esta manual e com a desvantagem de numa grande maioria o espaço de passagem do veiculo ser ocupado com o próprio portão tornando por vezes uma manobra de estacionamento bastante demorada e meticulosa.
Depois tivemos uma grande melhoria o portão de garagem basculante este sim foi deveras um portão bastante comercializado, pois era conseguido uma abertura total numa primeira manobra de uso, com uma abertura na vertical não ocupando espaço útil necessário a passagem do nosso veiculo e com a possibilidade de este ser automático ou automatizado. Fabricado de diversas formas em termos de estrutura primeiro em tubo de ferro e mais tarde em chapa quinada para poder fornecer um reforço na estrutura e retirar peso ao mesmo, o peso é um aspecto bastante importante neste tipo de portão. O seu acabamento era revestido em chapa canelada mais fina mais leve mas devido a sua quinagem bastante próxima confere-lhe um aspecto robusto e mais seguro.
Este portão que trabalha por um meio de braço oscilante e dois rodízios é compensado também por duas molas laterais (ou mais de duas) sendo estas a razão ou motivo da possibilidade de abertura vertical de tamanha folha, a sua abertura sai fora do vão de passagem não permitindo que seja colocado outro veiculo pelo exterior mais perto ou junto ao mesmo, pois é necessário algum espaço para concluir a sua abertura seja ela manual ou automática.
Não podemos esquecer que diversos fabricantes o fabricaram de diferentes maneiras e o tentaram inovar mas sempre com a mesma forma de funcionamento.
O portão de garagem seccionado mais recente e mais moderno o aplicado nos dias de hoje (e já se comercializa a bastantes anos) veio trazer uma mais valia quando se pretende um portão de garagem, com uma abertura na vertical também mas esta por secções (motivo do seu nome) é constituido por painéis fabricados por uma chapa galvanizada lacada exterior e uma outra chapa galvanizada lacada interior constituindo assim um só painel do portão.
Para podermos falar deste tipo de portão de garagem temos obrigatoriamente que falar da construção do seu painel, painel esse que é fabricado com chapa dupla (chapa interior e exterior) que por sua vez é injetado com poliuretano no seu interior conferindo-lhe assim uma maior resistência e isolamento seja sonoro ou isotérmico.
Esta solução permite a vantagem de termos um portão com dupla chapa mais resistente com maior isolamento e menor peso como a cima foi referido.
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